quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Bárbara Kruger

Barbara Kruger nasceu em Newark, estado norte-americano de Nova Jersey, em 1945. Começou trabalhando como diretora de arte de revistas e como designer para capas de livros, entre outros trabalhos. Entrou para o “mundo da arte” em 1969, escrevendo poemas e pintando. Cursou Escola de Design e atualmente reside e trabalha em Nova York, aonde vem atuando como artista / curadora / professora / escritora / designer para grupos políticos individuais e institucionais / colaboradora com arquitetos e paisagistas para parques inovativos, entre outros.


Desde 1979 Barbara Kruger utiliza a linguagem dos veículos da mídia com um estilo característico de assinatura: fotos em branco e preto e aforismos em fontes específicas, imitando o vocabulário da propaganda e subvertendo-o, para focalizar temas de relevância social como a violência, a saúde pública e a discriminação. Utilizando-se de outdoors, a artista intervém na paisagem urbana, através de imagens impessoais, já amplamente difundidas, muitas delas reticuladas que, combinadas a frases de efeito, ganham ainda mais força.


A combinação de slogans ambíguos com imagens em preto e branco lembra uma página de design gráfico da revista Mademoiselle, onde Kruger trabalhou por onze anos aprendendo e aperfeiçoando seu design. A artista também acabou se rendendo a mensagens em camisetas, sacolas, posters e fotomontagens, aqui com uma voz ainda mais raivosa e inquiridora.

fonte: www.ciencialit.letras.ufrj.br/entrelugares/fernandapequeno.htm

Alguns de seus trabalhos:


Fonte: www.varoregistry.com/kruger/index.html


Fonte: http://www.maryboonegallery.com/artist_info/kruger_info.html

Por Laide Caetano

Apresentação

Interdisciplinar: Design e Animação

Tema: Design e Mobilidade: Fotografia

Subtema: Bárbara Kruger

Por André Medrado