quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Epílogo

O findar das coisas nem sempre trazem um sentimento bom, mas finalizar o projeto de interdisciplinar me trouxe uma sensação de dever cumprido ao mesmo tempo que despertou o saudosismo, e como diria Caetano nessas horas:

"E eu fico comovido de lembrar
O tempo e o som
Ah! Como era bom
Mas chega de saudade..."
(letra de Saudosismo, por Caetano Veloso)

Alguém vai questionar o porquê das palavras poéticas, e não quero ser piegas, mas aprendi nesse semestre que o que realmente importa no fim de todas as coisas é o conhecimento que adquirimos como seres humanos que somos, em suma me sinto realizado em ter passado por mais esse desafio.
Resumindo o projeto posso dizer que o começo estava complicado para entender Kruger, sim ela não é um ser-humano qualquer, na verdade depois dessa pesquisa pude compreender, mesmo que em teoria, algumas propostas implícitas na obra dela. No projeto teórico ainda tinhámos todos os sete integrantes, finalizamos o inter com cinco.
Trabalhamos todo o conceito do consumismo presente na obra de Kruger, questionando o quanto isso influencia no ambiente em que vivemos nos dias de hoje, Fiquei responsável em desenvolver os layouts do PDP, Painel, Peças Gráficas e da página de hospedagem, mas claro que não fiz nada sozinho e com certeza não teria ficado tão bom se não fosse a presença essencial dos meus amigos do grupo, sim porque cada um participou ativamente de tudo, tantas alterações foram feitas as 02:00 da manhã para que se chegasse à um resultado que fosse agradável a todos. No dia da apresentação confesso que não me senti bem logo pela manhã, seria mais um obstáculo a vencer. Mas a apresentação fluiu muito bem e pontuamos todo o conceito empregado no trabalho e os professores gostaram muito do que viram, o que nos trouxe uma sensação de objetivo alcançado.
As peças foram trabalhadas com uma crítica e meticulosa identidade visual, portanto desde as peças gráficas, começando pelo PDP em forma de mala direta (algo apontado pelo professor Laerte na banca), até as animações preservaram elementos tratados de maneira singular para que o trabalho fosse reconhecido em todas as suas "faces" .
Para finalizar quero deixar registrado aqui o quanto é essencial trabalhar verdadeiramente em grupo, pois no término de um projeto como este a sensação maior é de ter amadurecido como pessoa, designer e humano. Creio que consegui contribuir bastante para o desenvolvimento do projeto, e isso me fez sentir orgulho de vê-lo finalizado e elogiado por todos que acompanharam seu desfecho.

Por Ricardo Pergentino

Texto postado com base nas solicitações da aula de Linguagem, expressão e informação
aplicada pela professora Miriam Lapastini.

Nenhum comentário: