terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Opinião final

Como solicitado pela Professora Miriam segue abaixo minha redação descrevendo como foi nosso semestre e o inter.

Finalmente acabou! Esse desabafo não é por não gostar, mas sim por ter a sensação de trabalho cumprido. Acredito que essa é a sensação que todos devem sentir “pós inter”. Para mim a quinta feira foi extremamente estressante, principalmente por causa do inter e para completar fomos os últimos a apresentar o trabalho, isso foi terrível! A angústia e a ansiedade eram visíveis em todos do grupo. Mas a hora chegou e junto com ela veio à tremedeira, o nervosismo e o frio na barriga, mas mesmo assim seguimos firmes e fizemos uma ótima apresentação. Falamos do trabalho teórico, do PDP, do painel científico e das duas animações, todos ajudaram um pouco. Eu comecei falando, fiz a apresentação do grupo e do trabalho e o Ricardo, a Luma, o André e o Valdemir foram complementando o que eu falava, o Ricardo ajudou bastante principalmente na hora de falar do trabalho teórico. O Val foi o que falou menos, mas também ele não é muito de falar, a praia dele é mais animar. Ele e o André fizeram um excelente trabalho nas animações e nós (Luma, Ricardo e eu) ficamos ajudando fazendo vetores, backgrounds e texturas. Os professores que estavam na banca (Dráusio, Igor e Laerte) gostaram bastante do nosso trabalho. Claro que assim como nas outras apresentações eles levantaram alguns pontos que podem ser melhorados ou corrigidos, como por exemplo, uma parte da animação para web onde um personagem movimentava os ombros para sinalizar que estava gargalhando. O Igor alegou que poderíamos ter feito o movimento dos ombros bem melhor. Acredito que até poderíamos mesmo se tivéssemos mais tempo.
Já o Laerte descobriu “sacadas” que nós ainda não tínhamos tido tempo de descobrir, foi até engraçado. Fizemos uma animação que remetia um assunto muito discutido em algumas aulas que é a Revolução Industrial e, no entanto nós estávamos tão fissurados em Barbara Kruger que não conseguimos enxergar esse assunto que é tão importante. Outro ponto que ele levantou foi sobre o aquecimento global, um assunto que também é muito atual e importante, mas esse sim nós estávamos cientes e foi essa a nossa intenção, mas o erro estava em não fazermos o comentário a respeito na hora a apresentação. Então ele pensou que nós também não tivéssemos enxergado esse assunto dentro da animação para celular.
Acho que o Laerte tirou a noite pra tentar nos pegar...(risos), mas não estávamos tão nervosos assim. Quando ele pegou nosso PDP ele conseguiu perceber mais um fator que nós pensamos na hora da criação que foi o fato de usarmos uma única folha pra montar o PDP. Fizemos o PDP em forma de folder e quando ele é aberto parece um cartaz e ele percebeu isso. A nossa intenção era de gastar a menor quantia de papel possível, porque já que estávamos falando de como o mundo está cada vez mais consumista queríamos dar o exemplo e consumir o quanto menos, e ele entendeu isso, mas pra variar esquecemos de citar isso na hora da apresentação e ele acabou comentando a respeito.
Já o Drausio nos deu uma tremenda dica e por descuido deixamos passar batido e acabamos cometendo o mesmo erro que os outros grupos. Ele havia dito para passarmos as animações e depois falar sobre a pesquisa com o usuário, porque assim eles poderiam avaliar melhor os prós e contras das animações a as opiniões que as pessoas pesquisadas tiveram.
Mas tudo bem, é errando que se aprende. No final tudo deu certo, conseguimos passar a mensagem que queríamos passar e até fomos convidados a participar do congresso Conic.
Um item o deixou muito contente que foi o agradecimento que colocamos na contra capa do DVD, fizemos o mesmo no semestre passado e acredito que por descuido os outros grupos não fizeram. Ele acabou comentando que acha isso muito importante e nós também achamos porque afinal o inter é a junção de todas as disciplinas, e agradecer os professores é o mínimo que podemos fazer, já que eles tiveram tanta paciência em nos ensinar e nem sempre temos a mesma paciência de ouvir e aprender.
O que me deixou mais contente foi poder ver o resultado de tudo que produzimos durante o semestre e o quanto o grupo permaneceu unido apesar dos problemas e das discussões, o que é muito natural em todos grupos.
Por falar em produção esse foi um semestre muito produtivo, mas muito estressante para todos do grupo, no início do semestre tudo estava muito bem, mas com o passar do tempo tudo foi mudando e as intrigas apareceram, todos estavam muito sossegados e nem parecia que tínhamos um inter pela frente. Conforme o tempo foi passando e a entrega do trabalho teórico chegando começamos a correr e no dia entrega ainda não tínhamos concluído tudo, faltava a conclusão e a definição do que seriam as animações. Eu e a Luma entramos em pânico e acabamos fazendo o que faltava e entregando o trabalho, na hora que os orientadores pegaram o trabalho pra avaliar eles gostaram, mas conforme foram folheando, os erros foram aparecendo, mas mesmo assim fizemos um bom trabalho, fiquei com a sensação de que poderíamos ter feito tudo muito melhor do que fizemos, mas como somos um grupo eu não posso e nem consigo fazer tudo sozinha e acabo deixando algumas coisas para trás. Com o PDP foi a mesma coisa tudo foi ficando para última hora. Viemos pra faculdade em um sábado pra colocar o trabalho em dia e daí surgiu a idéia de fazermos o PDP em forma de folder. No dia da entrega foi um sufoco por causa da impressão, mas tudo deu certo e ficamos muito contentes com o resultado. Já o painel científico foi muito fácil porque o Ricardo que ficou responsável por ele já tinha quase tudo pronto ele só precisou fazer algumas alterações, acrescentar as referências bibliográficas e o texto do resumo que aliás esse sim deu trabalho, tivemos que refazê-lo porque o Dráusio não gostou, e aí ele acabou dando umas dicas que nos ajudou muito.
Já as animações foi um caso a parte o Valdemir ficou responsável por elas e todos ficaram na expectativa, tudo foi muito corrido, cada um fez um pouquinho e tudo que fazíamos era enviado para que ele acrescentasse na animação, e na última semana ele terminou, mas ainda faltava a animação para celular. Conseguimos terminar um sábado antes do inter junto com o site. Ficamos os cinco na faculdade até a hora de fechar e terminamos a animação, colocamos som e fizemos o site. Eu e o André ficamos responsáveis pela pesquisa com usuário, a Luma ficou com os textos da apresentação e o Rico com a parte de design. Trabalhamos muito no sábado, mas valeu a pena. Na quinta tivemos a recompensa por todo trabalho árduo do semestre.
Já o blog foi muito fácil porque era só entrar e desabafar colocar a boca no trombone e contar tudo o que estávamos fazendo, acho que foi uma das melhores partes do trabalho, todo postaram, claro que uns mais que outros, mas de um modo geral nosso blog estava sempre atualizado “com as fofocas em dia.”
Esse semestre sem dúvidas foi muito bom, aprendemos muito sobre fotografia, animação, Barbara Kruger e Design de um modo geral e sem dúvida: aprendemos com nossos próprios erros, acho que não teve aquele que participou mais que o outro, cada um fez o que pode de acordo com o que conhece, eu só tenho a agradecer ao meu amigos de grupo.
Agora que o inter já passou o que fica é uma sensação de vazio e apesar de ainda ter aula e vários trabalhos pra entregar, mas o principal já passou e estamos sossegados e em contagem regressiva para as férias que dessa vez será merecida.
Por Laide Caetano

Nenhum comentário: